sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Tratamentos Clínicos para a Celulite


Verifique os principais tipos de tratamentos para a celulite, esse mal estético que assombra homens e mulheres, independente de peso, altura ou idade, saiba mais sobre como tratar sua condição e se sentir melhor consigo mesma:

Mesoterapia

Essa técnica foi criada pelo Prof. Michel Pistor na França em 1952 e possibilita transpor a barreira da pele e colocarmos diretamente na mesoderme, com todos os medicamentos em dose e volume menores, sem o prejuízo da seletividade da barreira cutânea.
Todos os farmacos são absorvidos na sua totalidade e o profissional médico possui hoje em seu arsenal terapêutico, um grande número de opções no que se refere a rejuvenescimento, cabendo ao médico, escolher diante do tipo e estado da pele de seu paciente, a melhor técnica a ser utilizada.
O tratamento se dá através de uma injeção de medicamentos numa camada da pele (4 mm de profundidade) chamada mesoderma, essa injeção é feita com várias punções na região que se pretende tratar, onde a grande vantagem deste método é que nessa camada a medicação demora para ser absorvida, tendo portanto um longo tempo de ação, porém esse método é de uso exclusivo para médicos por ser um método invasivo.

Eletroforese

A Eletroforese de grande extensão é uma técnica importante dentro dos recursos de tratamentos corporais e faciais, pois as dificuldades de retorno veno-linfático observados nas pessoas dependem de diversos fatores que se relacionam à idade cronológica, à hereditariedade, aos hábitos de vida (profissão, alimentação), a alguns tipos de disfunções ou cirurgias, ao uso de determinados medicamentos, ao fumo, etc.
Essa redução do fluxo veno-linfático traz inúmeros inconvenientes ao organismo, que se refletem em todo metabolismo celular e tecidual, levando a quadros severos como a formação de edemas, por isso, um dos objetivos principais da eletroforese orgânica é atuar promovendo uma maior ativação da circulação veno-linfática, atenuando os quadros de comprometimento vascular como linfoedemas, celulite, insuficiências de retorno circulatório, etc.
A eletroforese consiste na aplicação do polo positivo da corrente Galvânica no tronco e do polo negativo nos membros inferiores, ocorrendo inversão de polaridade na metade do tempo programado para haver mudança na direção do fluxo de íons, pois desta forma, a ação do polo positivo e do polo negativo sobre o organismo, proporciona a formação de um campo magnético que provocará a mobilização dos íons presentes nos líquidos intersticiais e consequentemente, haverá aumento das trocas iônicas a nível tecidual.

Drenagem Linfática

A circulação linfática está intimamente ligada à circulação sanguínea e aos líquidos teciduais, pois os mesmos são absorvidos e transportados pela extensa rede de capilares linfáticos, atravessam os gânglios, são filtrados e recolocados na circulação sanguínea.
Esse líquido que percorre o sistema linfático é a linfa, que tem direção centrípeta, e desemboca no canal linfático direito e no ducto torácico, logo esse fluxo linfático depende de fatores intrínsecos e extrínsecos para seu funcionamento em equilíbrio, como a localização das válvulas que evitam refluxo, a boa contratibilidade dos vasos linfáticos, a contração muscular, peristaltismo intestinal, respiração, pressões intertorácicas, compressão externa dos tecidos e alterações térmicas.
Baseados em alguns desses problemas, recomenda-se a drenagem linfática manual ou com equipamento adequado, porém esse procedimento deve ser feito por um profissional especialmente treinado, além de ser um tratamento fundamental no controle da celulite.

Estimulação Muscular

No envelhecimento fisiológico nós observamos a perda de massa muscular esquelética de forma progressiva e contínua, que vai sendo substituída por tecido adiposo, mas essa perda de massa muscular é menor nas pessoas que mantém uma atividade física constante, como a prática de esportes, ginástica, caminhadas, etc.
A hipotonia muscular que provoca o quadro de flacidez, é resultado da redução da síntese de proteínas observada no envelhecimento orgânico com perda da elasticidade das fibras, para se combater este quadro, podem ser utilizadas técnicas como estimulação muscular por eletroterapia e algum tipo de atividade física, pois tendem a provocar um aumento da massa com enrijecimento da musculatura trabalhada.
Devido à características anatômicas próprias, as mulheres tem dificuldade de exercitar alguns grupos musculares, exatamente onde costuma depositar e alterar o aspecto da gordura (abdômen, glúteos, face interna da coxa), então essa estimulação muscular com eletroterapia exercita esse grupos musculares e é um dos mais importantes métodos auxiliares no controle da celulite e da gordura localizada.

Ionização

A corrente galvânica apresenta um fluxo de elétrons constante e ininterrupta, com mesma direção ou polaridade direcionada do polo positivo ao negativo pelo corpo inteiro, sendo na Estética utilizada em tratamentos faciais como eletrocoagulação, desincruste, ionização e em tratamentos corporais como eletroforese de grande superfície e ionização de enzimas lipolíticas.
Em Estética Corporal a Ionização é empregada como um meio de infiltração de enzimas lipolíticas, como soluções de Centelha Asiática, Hialuronidase, Algas Marinhas que irão atuar reduzindo o tecido adiposo, ou seja, diminuirão a espessura dos depósitos de gordura e irão aliviar as regiões mais afetadas.

Vacuoterapia - Massagem com Vácuo

É uma compressão metódica do corpo ou de parte dele com manobras realizadas através de aparelhos e de modo sistemático, para melhorar a circulação ou para se obterem outras vantagens terapêuticas, mas não devem ser realizadas manobras violentas ou que causem dor.
Tanto a velocidade quanto a pressão devem ser uniformes, porém variam de acordo com a região a ser trabalhada, realizadas geralmente em forma de deslizamento superficial e/ou profundo em: Pés, pernas, coxas, glúteos, região lombar, torácica, abdomem, braços, mãos, cervical e facial.

Drenagem com Vácuo

A Drenagem com Vácuo é o conjunto de operações para remover o excesso de líquido da superfície, o objetivo dessa drenagem linfática é eliminar o excesso de linfa que será transportada pelo sistema linfático, aumentando a velocidade da circulação linfática nos vasos e ductos linfáticos.
O excesso de líquido nos tecidos é denominado edema, esses líquidos se acumulam nos tecidos por falta de movimento, traumatismos, cirurgias, efeitos do frio ou calor, insuficiência venosa, etc. gerando assim uma grande quantidade de toxinas, mas através da drenagem linfática eliminamos as toxinas do organismo.
O movimento da linfa ocorre com o próprio efeito gravitacional, com a contração dos músculos, contração automática dos vasos linfáticos, movimentos respiratórios e a transmissão da pulsação dos grandes vasos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário